LIVRO-REVISTA n° 2 – Biodiversidade,
um monte de tipos de tudo!
Atividades para as 3ªs e 4ªs séries do Ensino Fundamental |
|
|
|
|
|
Atividade UM
– Referente
às págs 3 a 9
do livro-revista
Biodiversidade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TEMAS: BIODIVERSIDADE, ADAPTAÇÕES & COMPREENSÃO DO TEXTO.
|
|
Ao trabalho: |
|
O Mo e a Dra. dão uma "aula" sobre a forma como os diferentes seres vivos se adaptam ao ambiente para sobreviver. Veja na história os exemplos dados e relacione os animais com suas respectivas características:
(1) pombas, golfinhos e tartaruga marinha.
(2) lobo guará
(3) albatrozes
(4) macacos
(5) veados e antílopes
(6) camelo
( ) tem os olhos na frente da cabeça para facilitar o cálculo das distâncias.
Resposta: 4
( ) têm a magnetita no cérebro que funciona como bússola interna.
Resposta: 1
( ) têm almofadas nas patas que protegem do calor e permitem que ele não afunde na areia.
Resposta: 6
( ) podem perceber o cheiro de roedores e pequenas aves até de longas distâncias.
Resposta: 2
( ) voam a noite e se orientam pelas estrelas.
Resposta: 3
( ) têm olhos dos lados para enxergar em todas as direções e facilitar a fuga.
Resposta: 5
|
|
Desafio: |
|
Pesquise o processo de adaptação ao meio ambiente de algum outro animal e troque com seus colegas. Vocês podem organizar um "mural de curiosidades" (dicas: pesquisar nas seções “A gente/ Agente”no verso dos pôsteres de animais e nas seções “Calendário” em todos os volumes da coleção).
Resposta: Algumas contribuições: O peixe-arqueiro é um peixinho da Amazônia. Sua cor se confunde com a água e ele se vale disto para lançar um jato d'água sobre insetos e aranhas que estejam próximos à superfície. A presa cai na água e serve de alimento para o peixe-arqueiro.
|
|
Pense: |
|
Quando Nelson pega uma carona no caminhão de gasolina, ele encontra no caminho um estranho personagem.
1-O que esse personagem fez com o Nelson?
Resposta: Ele faz o Nelson se sentir tão poderoso que até perde a noção da realidade.
2-O que ele estava querendo? Por quê?
Resposta: Ele queria a explosão do caminhão, mas a história deixa em aberto o por quê. Levantar possíveis hipóteses com os alunos.